quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chamada de Trabalhos para a Revista Documenta, número 3, ano 2010

Tema: Comunicação e Democracia

Em 2010, o Brasil completa 25 anos de retorno à democracia. Nesse ano também teremos eleições gerais que irão escolher os futuros governadores de estados, bem como um novo Presidente da República, entre outros cargos eletivos. O processo eleitoral que está prestes a ter início encontrará um país e uma sociedade bem diferentes daqueles que emergiram do regime da ditadura militar.

No campo da Comunicação, as mídias clássicas, embora continuem com papel de destaque como mediadoras dos grandes temas e discussões nacionais, já dividem esse protagonismo com uma cada vez maior participação de outros agentes sociais, especialmente aqueles que se utilizam da internet como meio de comunicação.

A partir das recentes experiências de eleições em outras democracias, particularmente no caso de Barack Obama nos EUA, podemos antever que novas formas de comunicação de massa desempenharão um papel importante no debate de ideias, nas estratégias de comunicação, nos processos de arrecadação de fundos, bem como no resultado final da eleição.

A internet e as diversas formas de interação com um “novo” público já fazem parte da realidade democrática, bem como são objeto de interesse de estudiosos e acadêmicos. No entanto, isso de maneira alguma significa um menor cuidado para entendermos o relevante papel de novas configurações da televisão e da mídia impressa na campanha política que ora se avizinha.

Essa temática contempla não apenas a questão do papel da mídia no processo político-eleitoral, mas também abriga uma oportuna reflexão sobre as frequentes discussões acaloradas acerca do poder de controle que o Estado pode ou não exercer sobre as informações veiculadas nos meios de comunicação, colocando em xeque a relação entre o direito à liberdade de expressão desses meios em função do seu papel de importante instrumento democrático versus a sua responsabilidade ética no exercício do poder de influência sobre a sociedade. É sobre toda essa complexa e importante conjuntura que a terceira edição da Revista Documenta pretende se debruçar e refletir.

Os interessados em publicar na Revista DOCUMENTA 3 devem enviar seus trabalhos até o dia 31 de maio de 2010.

Os trabalhos devem estar nos seguintes formatos discursivos: artigo (entre 10 e 15 páginas), ensaio (entre 10 e 15 páginas), relato ou resumo de pesquisa (entre 5 e 10 páginas), de acordo com as Diretrizes Editoriais e contemplando o tema dessa edição. Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo Conselho Editorial da Documenta. Eles devem ser enviados por e-mail para os editores da revista: Tony Queiroga (tonyqueiroga@uol.com.br) ou Júlio Martins (jmartins08@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário